quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Santos, campeão da Copa do Brasil 2010 !!!

Robinho erguendo a taça da Copa do Brasil
E aconteceu de novo! Mais uma final nervosa, disputada em dois jogos e cercada de muita expectativa. Nos últimos jogos o time não vinha se apresentando bem, sofrendo 3 derrotas consecutivas e apenas uma vitória, contra o eterno freguês tricolor. Daí a surgirem as velhas desconfianças da imprensa da capital, viciada em badalar os times locais, foi apenas um passo. E novamente começaram as ladainhas do tipo "teriam os Meninos da Vila amadurecido?" ou "eles tem que provar que suportam a pressão"... Isso três meses depois de ter conquistado um campeonato paulista.

E finalmente chegou a data do primeiro jogo. Foi um verdadeiro massacre. O time do Vitória não pôde sequer tentar uma reação, tamanho o volume de jogo apresentado pelo Peixe. Se o ataque do Santos tivesse convertido todos os gols perdidos nesse jogo, o resultado teria sido facilmente de 7 x 0! Mas o jogo terminou nos 2 x 0, boa vantagem, mas que poderia ter sido muito maior.

E veio o segundo jogo, não sem que antes a mesma imprensa viciada em criar factóides não inventasse mais uma crise, já que as notícias sobre negociação de jogadores e brigas internas já não colavam. E veio a público o vídeo das supostas ofensas de alguns jogadores a torcedores no twittcam. Como não poderia ter deixado de acontecer, o vídeo foi exibido à exaustão em todos os sites e redes de TV. Todos os hipócritas de plantão vieram criticar os jogadores. Onde já se viu!!! Afinal, os jogadores dos outros times são santos beatificados e nunca pensariam da mesma forma... (sic)... No dia do jogo a Globo publicou um vídeo mostrando o que realmente havia acontecido, desmistificando as tais "ofensas a torcedores" e mostrando que tudo não passou de uma exploração desavergonhada de um vídeo descontextualizado. Estranhamente (será?) esse vídeo só foi exibido no site da TV Santos, canal do clube no Youtube. Nenhuma rede de TV ou site jornalístico se interessou por exibir esse conteúdo... Lógico, isso não interessava. 

Mas vamos ao que interessa. E começa a segunda partida e, como esperado, o Vitória veio para a pressão, mas de uma forma que levava apenas um perigo relativo. Lá pelo 18º minuto, Robinho decide chamar o time à razão e pediu que se acalmassem e parassem de simplesmente chutar para o lado que o nariz estivesse apontando. Como em um passe de mágica o Santos passou a tocar a bola como sempre fez e dominou completamente as ações. O Vitória já não chegava mais com tanta frequência e levava praticamente nenhum perigo. Afora um gol bem anulado por impedimento, nada de mais importante foi criado pelo adversário e, aos 44 minutos da primeira etapa, Edu Dracena sobe de cabeça e faz o primeiro gol do jogo. Ao fundo ouve-se o grito da torcida do Santos e no resto do estádio apenas o silêncio de uma torcida atônita. Agora o Vitória teria que mrcar mais 4 gols para ser campeão. A possibilidade de cobrança de pênaltis sumiu diante de seus olhos. Fim de primeiro tempo.

Começa o segundo tempo e o Vitória decide tentar se impor. Inicia alguma pressão, mas o Santos mostra-se extremamente perigoso nos contra-ataques. Primeiro Viáfara, em chute do Ganso e depois Walace, contando conclusão frontal de Marquinhos salvam o time bahiano de uma derrota maior. Pressionando sem muita convicção, finalmente aos 14 minutos o Vitória consegue seu empate. Mais tarde, aos 32 minutos consegue fazer seu segundo gol em falha de Edu Dracena. Mas já eram favas contadas, ou minutos contados, como preferir... E em pouco tempo já se ouviram os primeiros gritos de "É campeão!!!"... Final de jogo, Santos campeão da Copa do Brasil, classificado para a Libertadores, vencedor de tudo o que disputou e rumando para a próxima conquista, o campeonato brasileiro. Quem viver verá...

Sou alvinegro da Vila Belmiro, o Santos vive no meu coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário